• Fachada
  • Jardim
  • BMB01

O Início

    O curso de Medicina do Cariri iniciou suas atividades no dia 28 de abril de 2001, no antigo Colégio Santo Antônio, colégio dos padres beneditinos doado à Universidade Federal do Ceará para funcionamento do curso. Atividades iniciadas com 40 alunos aprovados no vestibular de 2000.2 e oito professores, inicialmente, substitutos, aprovados em concurso público. O curso esteve funcionado, nos primeiros momentos, com apoio de instituições como o CENTEC e outras de caráter público e privado da cidade de Barbalha.

 

O Curso de Medicina do Cariri Hoje

Atualmente, o curso dispõe de uma estrutura física de cerca de 2500 m2 de área coberta, dividida em dois pisos, distribuídas entre salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, sala de informática, coordenação e apoio administrativo. O Curso de Medicina do Cariri da Universidade Federal do Cariri conta com 240 alunos, equivalente a seis turmas de quarenta discentes; corpo docente constituído de 74 professores dos quais 25 efetivos e os demais substitutos. A Extensão Cariri do Curso de Medicina da UFCA, se apóia nas novas tendências de ensino moderno, concebendo o ser humano como um todo, considerando quatro aspectos:

1-Técnico;

2-Ético;

3-Humano;

4-Conhecimento e prática do Sistema Único de Saúde.

A doutrina e o conteúdo programático estão baseados nas novas diretrizes curriculares propostas pelo MEC. Destarte, se constitui de dozes semestres, oito dos quais (ciclo básico) modulares, integrativos, concêntricos; seguidos de quatro semestres finais (ciclo profissional) de atividades práticas (internato: Cirurgia, Clínica, Pediatria, Tocoginecologia e ABS.). Funciona, desde o seu início, com inserção do aluno no Sistema Único de Saúde - SUS, através de convênios com instituições públicas e privadas que mantêm convênio com o SUS.O conteúdo programático técnico e obrigatório está contemplado em módulos seqüenciais, um por vez no ciclo básico e dois simultaneamente em curso no ciclo profissional. O Conteúdo Ético e Humanístico e obrigatório está contemplado em módulos longitudinais, demarcados pelos módulos de DESENVOLVIMENTO PESSOAL, vistos ao longo de oito semestres. A Compreensão, conhecimento e prática do Sistema Único de Saúde, estão contemplados em módulos longitudinais, vivenciados em nove semestres: ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE - ABS. O ciclo se fecha com quatro semestres de prática no SUS, o Internato, que contempla as cinco áreas básicas da Medicina.Os conteúdos técnicos complementares são oferecidos em módulos opcionais que funcionam a partir do quinto semestre. O período letivo semestral funciona com pelo menos cem dias úteis, donde se verificam atividades integradas:

Conhecimento Baseado em Problemas;

Atividades expositivas;

Avaliações no módulo e do módulo realizada, esta última, pelos discentes.