• Fachada
  • Jardim
  • BMB01

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

FACULDADE DE MEDICINA

NÚCLEO DE APOIO À EXTENSÃO – NAE

 

Coordenadora

Dra. Emmanuela Quental Callou de Sá  

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

CONTATO

Universidade Federal do Cariri – UFCA

Faculdade de Medicina

Núcleo de Apoio à Extensão - NAE

Endereço: Rua Divino Salvador, 284 – Bairro Rosário - Barbalha – Ceará

CEP: 63180-000 Telefone: (88) 3312-5027

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Orientadores de Projetos

 

O Núcleo de Apoio à Extensão do Curso de Medicina da UFCA 

A extensão universitária compreende um conjunto de ações nas quais a universidade disponibiliza à sociedade o conhecimento adquirido com a pesquisa e ensino. É papel da extensão atuar como instrumento de inserção social, aproximando a academia da comunidade externa. O NAE, Núcleo de Apoio à Extensão, da faculdade de medicina tem por objetivo apoiar os projetos acadêmicos de extensão.  

 

A Pró-Reitoria de Extensão da UFCA segue as seguintes diretrizes para uma ação de extensão:

a) Interação Dialógica; 

b) Interdisciplinariedade e interprofissionalidade;

c) Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão;

d) Impacto na Formação do Estudante e, finalmente,

e) Impacto e Transformação Social.

 

Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Ainda segundo o autor (citar autor 2006), além dos princípios externados, pode-se desenvolver um conjunto de outros valores, norteadores de práticas extensionistas, que vislumbre os seguintes aspectos: compartilhar os conhecimentos e as atividades culturais; a promoção da busca incessante de outra racionalidade econômica internacional; a comunicação entre indivíduos, a responsabilidade social, direitos iguais a todos, respeito às diferenças e às escolhas individuais ou grupais, novos elementos que potenciem a dimensão comunitária e a solidariedade entre as pessoas. Experiências que retesem o tecido social com novos valores e objetivos, definindo, também, estratégias de transformação global da sociedade. São, portanto, um corpo ético que pode ajudar à construção de uma outra cultura política, através da extensão caracterizadamente popular. 

 

Extensão Popular como expressão de atitudes superadoras de todo tipo de agentes impeditivos da intransigente e radical busca por novas concretizações de sonhos de justiça, liberdade e de felicidade.

MISSÃO DA PROEX:Promover a interação transformadora entre a UFCA e os outros setores da sociedade, por meio de um processo educativo, cultural, científico e político, e que envolvam os princípios da inter-relação dialógica, da interdisciplinaridade e interprofissionalidade, da indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, e resultem em um impacto positivo na formação do estudante e na transformação social.

 

VISÃO DA PROEX: Consolidar a extensão como componente fundamental na formação do estudante da UFCA e nas ações da universidade como um todo.